O que é Arquitetura Sustentável?

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento define sustentabilidade como o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.

Ao aplicar este conceito complexo à arquitetura, ele se refere ao design que cria ambientes de vida saudáveis, ao mesmo tempo que visa minimizar os impactos ambientais negativos, o consumo de energia e o uso de recursos humanos.

A arquitetura sustentável se reflete nos materiais de construção, métodos de construção, uso de recursos e design em geral. O projeto também deve facilitar a operação sustentável durante o ciclo de vida da construção, incluindo seu descarte final. Embora deva ser funcional e esteticamente superior, o espaço deve ser construído com a mentalidade de alcançar eficiência energética e de recursos a longo prazo.

 

A arquitetura sustentável também é conhecida como arquitetura verde ou arquitetura ambiental. Ele desafia os arquitetos a produzir projetos inteligentes e usar as tecnologias disponíveis para garantir que as estruturas gerem efeitos prejudiciais mínimos ao ecossistema e às comunidades.

 

Se você não é do mundo da construção, pode ser difícil entender esse conceito, portanto, pode ser necessário dar um exemplo simplista neste estágio.

 

Imagine que há um terreno que você acha que está convenientemente localizado para você construir a sua casa. O problema, porém, é que há 100 árvores plantadas nela e que essas árvores são as últimas de sua espécie. Se a sustentabilidade não for uma preocupação, o que você provavelmente fará é cortar todas as árvores para limpar o espaço e usar toda a madeira para construir sua casa - sem se importar se ninguém mais terá a chance de usar o mesmo tipo de árvore no futuro.

 

Isso é o oposto da arquitetura sustentável. Arquitetura sustentável significa colocar os fatores ambientais em consideração:

- Existe algum terreno próximo que você possa usar?

- Como você pode usar parte da madeira das árvores sem esgotar completamente toda a plantação para que outras pessoas também possam se beneficiar?

- Você ainda poderia construir sua casa no espaço sem cortar todas as árvores?

 

Esses são apenas alguns fatores que devem ser considerados na abordagem do conceito sustentável em projeto e construção. A arquitetura sustentável precisa reconhecer os recursos naturais existentes e as condições ambientais no canteiro de obras e como incorporá-los à construção.

Enquanto as metrópoles estão continuamente se expandindo, a própria Terra não está ficando maior. Este crescimento tem um grande impacto no meio ambiente porque o processo de desenvolvimento de novos habitats para nossas comunidades requer constantemente uma grande parte de nossos recursos naturais. A Terra não é um poço ilimitado que pode se reabastecer para acompanhar o ritmo da modernização.

De acordo com o Relatório da Situação Global do Meio Ambiente da ONU de 2017, a construção civil é responsável por mais de 35% do uso final de energia global e por quase 40% das emissões de CO2 relacionadas à energia. Embora esses números sejam inferiores aos de 2010 devido a uma maior conscientização em relação à sustentabilidade, ainda há um longo caminho a percorrer.

 

Projetar a forma e a aparência de um edifício não pode mais ser realizado de forma isolada. Serviços de construção, tecido e acessórios controlados agora estão todos intrinsecamente ligados. Um equilíbrio delicado agora precisa ser feito entre a forma, a função e as interações de um edifício com o ambiente ao seu redor para ser considerado um desenvolvimento sustentável.

 

Na implementação de arquitetura sustentável, seja em construções novas ou antigas, há benefícios ambientais, econômicos e sociais associados.

 

Benefícios ambientais da arquitetura sustentável:

 

- Conservação e restauração de recursos naturais
- Redução no consumo de energia e desperdício
- Proteção de ecossistemas e biodiversidade ambiental
- Melhoria da qualidade do ar e da água

 

Benefícios econômicos da arquitetura sustentável:

 

- Redução de custos de longo prazo e dependência de fontes tradicionais de energia
- Melhoria na produtividade dos habitantes
- Atualizar valores de ativos e propriedades
- Vantagem competitiva

 

Benefícios sociais da arquitetura sustentável:


- Melhorar as condições de vida, saúde e conforto dos habitantes
- Melhorar a qualidade do ar e da água
- Minimize a demanda na infraestrutura de serviços públicos locais

Por que a arquitetura sustentável é importante?

Arquitetura Sustentável

Sustentabilidade é uma palavra da moda que já se infiltrou em muitos setores. Com a construção sendo um importante contribuinte no consumo global de energia, não é surpresa que a arquitetura sustentável tenha se tornado uma consideração importante na forma como os edifícios e as cidades estão sendo construídos.

Agora, os arquitetos são desafiados não apenas a elaborar um projeto que se destaque na forma e na função, mas também em ser capaz de criar soluções integradas que levem em consideração os fatores ambientais.

 

Para entender melhor esse conceito. É importante discutir o que realmente significa sustentabilidade na arquitetura.

Superando desafios na aplicação de arquitetura sustentável

A arquitetura sustentável beneficia a todos - indivíduos, empresas, comunidades, a economia e o meio ambiente. É verdade que cada vez mais países caminham para a sustentabilidade, mas os avanços alcançados ainda não conseguem acompanhar a demanda incessante de recursos.

Também existem desafios que podem dificultar o avanço da arquitetura sustentável e um dos maiores obstáculos é o custo monetário. Embora uma estrutura sustentável possa economizar mais dinheiro a longo prazo, ainda existe a crença comum de que os materiais e métodos sustentáveis ​​são muito mais caros do que os recursos tradicionais.

Isso nem sempre é necessariamente verdade, e é por isso que envolver especialistas em sustentabilidade no início do processo de design é uma decisão crítica. Trabalhar com uma equipe de design que entende as complexidades, demandas e desafios da construção de um edifício sustentável será capaz de oferecer melhores soluções comprovadas que podem fornecer os benefícios ambientais necessários e eficiência de custos.

Para obter conselhos de especialistas sobre arquitetura sustentável, entre em contato com a Malth para descobrir como podemos lhe ajudar em seu projeto.

Fonte: Barker Associates